diy: tecido como papel de parede

Adoro posts de DIY (do inglês Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português). Adoro fazer coisas para casa por mim mesma e também adoro aprender passo-a-passo novos pela internet para experimentar no meu cantinho. E a dica de hoje é uma dessas que eu estou louca pra testar em casa: usar tecido como papel de parede!

Quem fez foi a Carol Sanches, do fofíssimo Flores e Corações. E olha como é barato: para uma parede de quase 3 metros x 3 metros, ela gastou só R$ 63,00. Muito bom, né? :) Sendo um DIY baratinho como esse (e que faz uma super diferença no ambiente) dá ainda mais vontade de experimentar!

Para fazer em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

* Trena
* Tecido

* Cola comum
* Pincel
* Régua
* Estilete
* Escada
* Bandeja de tinta, balde ou um recipiente que você possa fazer uma misturinha

Então vamos lá: o passo-a-passo pode ser um pouco trabalhoso de fazer sozinho, então convide um amigo, o namorado, o irmão, sei lá, alguém que esteja no pique de ajudar.

Antes de mais nada, você precisa saber de quanto tecido você vai precisar. Então o Passo 1 é medir a parede com a trena. A partir disso, você pode fazer o cálculo de quanto tecido vai precisar.

Depois você pode escolher o tecido. Dê preferência para materiais lisos e planos (sem ondulações na forma do tecido porque isso pode dificultar muito o trabalho na hora de colar na parede). O que a Carol escolheu, que foi o mesmo tipo que eu comprei no DIY da reforma das cadeiras da sala, foi um tecido de estofado.

Além de ser prático, eles costumam ser baratos.

Depois da compra, o Passo 3 é cortar o tecido nas medidas da parede. Mas atenção: deixe uma pequena sobra para acertar depois de colado (e não correr o risco de faltar em algum dos lados).

Com tudo pronto, você já pode fazer a mistura da cola com a água na bandeja de tinta. A medida que a Carol usou foi: 1/3 de água para cada 1 medida de cola. Ou seja, se você hipoteticamente usar 3 copos de cola, vai precisar de 1 copo de água pra misturar. Mas isso é só um exemplo. Recomendo você ir fazendo a mistura a prestações, com calma. Ok?

Daí, é só pincelar a parede. Comece do sentido teto para o chão e passe mais ou menos 60 centímetros de cola antes de começar a colar o tecido. É nessa hora que você mais vai precisar de ajuda. Você pode fazer assim: enquanto um coloca o tecido sobre a cola, o outro vai passando a régua para deixar o tecido lisinho, sem bolhas. Façam com calma para não correr o risco de ficar torto, mal colado ou com as temidas bolhas.

Repita o processo até o fim da parede. Depois de deixar a cola secar por um tempo (umas 2 horas devem ser suficientes, mas isso vai depender da temperatura do dia, se no lugar bate sol, enfim, varia!). E, por fim, só falta fazer os últimos reparos. Com ajuda do estilete, corte as sobras do tecido.

E pronto: esse é o passo-a-passo. Depois disso, você vai ter acabado de criar o seu próprio papel de parede com o tecido. Além de ter sido feito por você, vai ficar do jeito que quiser, com a estampa que quiser, com a sua cara e o seu estilo. :) Demais, né? Espero que tenham gostado.

*

Crédito das imagens: Flores e Coração

 

Tagged: , , , , , , ,

Comments: 22

  1. Debora 14 de junho de 2012 at 10:55

    Eu ameeeeeeeei. :)
    Vocês dão dicas muito boas de DIY, bem explicadas e realmente aplicáveis.

    Bjs.

    • Livia C. 14 de junho de 2012 at 11:26

      Que ótimo que gostou, Debora :D E que legal que você acha as dicas do DIY bem fáceis. É bem esse o espírito mesmo, hahah

      Bjão!!

  2. Manu 14 de junho de 2012 at 12:09

    Adorei! Mas e pra limpar, será que dá trabalho? rs Poeira, etc.

    • Livia C. 14 de junho de 2012 at 12:13

      Oi, Manu. Como o tecido é de estofado, não acumularia mais poeira do que um sofá normal, por exemplo. Mas você pode usar um aspirador de pó comum pra limpar. Tipo carpete mesmo, sabe?

      E que bom que gostou :) bjão!

  3. Carol 14 de junho de 2012 at 15:56

    Adorei Livia!!! <3
    Valeu :)

    bjos

    • Livia C. 14 de junho de 2012 at 16:03

      Eeee, que bom que gostou do post. Mas eu que agradeço por ter deixado que eu divulgasse por aqui. Adorei muito a ideia e não vejo a hora de testar em casa também :)

      Bjão, Carol!

  4. Val Teixeira 14 de junho de 2012 at 19:29

    Adorei!

    Estou doida para fazer alguma coisa assim no meu apartamento!

    Mas será que é fácil para tirar depois?

    Beijos

    • Livia C. 14 de junho de 2012 at 19:31

      Oi, Val! Tenta sim :) Pra tirar, acho que é mais simples do que papel de parede. Porque é só cola e água. Então com água deve sair fácil. Não é?

      Bjs!!

  5. Gesia 16 de junho de 2012 at 23:51

    Poxa Gostei muitooo muitooo mesmo das dicas vou fazer aqui na minha na Sala da minha casa

    • Livia C. 18 de junho de 2012 at 11:27

      Que bom que gostou, Gesia. Faz mesmo e depois mostra pra gente o resultado :) Qualquer coisa, só falar.

      Bjão!

  6. Nezyta Santos 1 de julho de 2012 at 17:33

    E depois como é para limpar, essa é minha única dúvida, porque estou pensando colocar papel de parede no meu quarto e surtei quando vi isso, mas depois fiquei pensando como será para limpar…

    • Livia C. 20 de setembro de 2012 at 10:15

      oi, nezyta. eu não tenho certeza como deve ser para limpar, mas acredito que não deva ser difícil porque é só cola e água, né? :) se fizer aí no seu quarto, manda uma foto pra mostrar pra gente. bjs!

  7. Papel de Parede para Quarto 15 de julho de 2012 at 17:34

    Lindos, ótima dica de decoração.

    • Livia C. 20 de setembro de 2012 at 10:16

      que bom que gostaram =)

  8. Dani Ferrê 4 de setembro de 2012 at 18:17

    Legal…já fiz uma parede muito parecida,a diferença foi que usei tecido de forro de mesa e colei com cola formica.

    Mas cola branca tbm é válido….

    bjokas

    • Livia C. 20 de setembro de 2012 at 10:17

      oi, dani. que bacana. tem foto? mostra pra gente =) beijos!

  9. Renata 9 de novembro de 2012 at 03:23

    minha dúvida é se fica descolando depois, e tem q ficar recolando sempre (?)

  10. Suelen 4 de dezembro de 2012 at 11:04

    Uma ótima idéia, estou pensando em mudar uma parede da casa da minha mãe usando essa dica…é muito mais barato, e muda completamente o ambiente…Parabéns pelo blog…

  11. Ana 10 de janeiro de 2013 at 13:54

    Adorei também, mas fiquei com uma dúvida.. a cola normal aguenta? não tem o risco de ele ficar descolando um pouco depois? será que não é mais vantajoso usar alguma cola mais forte? hehehehehehe estou pensando em fazer com tecido, aquele de pachwork… Parabéns pelo blog!

  12. Beatriz Barmell 6 de fevereiro de 2013 at 12:42

    Lindo demais, o tecido então uau!
    Mas vc acha que seria possível fazer esse mesmo processo em uma parede com textura?

  13. Karla Aquino 13 de abril de 2013 at 19:23

    Adorei…estou me mudando para um apto antigo que iria gastar muito na reforma, vou aproveitar essa idéia barata pra deixar o apto com estilo.vou fazer o antes e o depois e envio a foto pra vcs…parabéns pelo blog..

  14. Thamyrez Aguiar 7 de junho de 2013 at 11:01

    Olá, Lívia!!!

    Estava procurando um tutorial desse e acabei caindo no seu blog pela primeira vez! Parabéns está tudo ótimo! Gostei das dicas, está super bem explicado! Vou testar também essa dica no meu quarto!!!! =)