New improvements: horta no apê

Lembram quando eu falei como eu estava louca pra plantar uns temperinhos em casa no post Horta no apê? Eu e meu amore até tentamos fazer uma na casa dele, com mudas de tomilho e alecrim, como eu contei no post A minha horta no apê, mas faltou cuidado. Aí, não dá. Ou melhor, não deu. As finadas mudinhas :(

Mas é bom dar errado também pra gente aprender direitinho o que não fazer, né? Agora várias novas diquinhas de como, enfim, montar a sua lindíssima e fresquíssima horta no apê! :D Vasinho e regador a postos, let’s go.

Onde comprar:
As primeiras mudas que eu comprei, no supermercado Pão de Açúcar, eram da Horta em casa, que só vendem os produtos em lojas físicas. Descobri agora o site Click Jardim que vende online kits prontos para se plantar ervas condimentares e temperos em casa, como cebolinha, manjericão and more! Eles saem por R$ 6 só. Não é uma beleza? :) Algumas feiras livres e supermercados (como Carrefour, Wal*Mart e Pão de Açúcar) vendem os vasinho prontos. O blog do Valdikim dá a dica de ir às Centrais de Abastecimento (Ceasa) e comprar lá.

Como fazer:
Um videozinho bem tranquilex pra vocês. Ele dá ótimas dicas de como plantar, com a paisagista Kátia de Camargo.

Onde fazer:
Prefira locais que tomem sol, pelo menos em um período do dia, e que circula um arzinho. Pode ser parapeito de janela, varanda, área de serviço…

Quais tipos:
Como eu tinha comentado já no Horta no apê, existem tipos de plantas diferentes para ambientes diferentes. Repetindo a info…

* Em apês que recebem pouco sol (meu caso) o recomendável é plantar temperos como mangerona, sálvia, hortelã e chás, porque têm ciclos de vida mais longos.
* Já hortaliças, como alface e rabanete, não são recomendáveis. Se não completarem seu desenvolvimento naquele tempo não crescem mais.

*

Espero que dê tudo certo com a horta de vocês. Assim que o inverno passar (ok, sei que ele ainda nem chegou) vou tentar de novo. É que meu (micro)apê não é abençoado com o sol todo o ano. It happens, né? Qualquer dúvidas, tentamos ajudar. ;)

Tagged: , , , ,

Comments: 2

  1. Lys Freire 25 de abril de 2010 at 20:06

    adorei o post livia!
    sou doida pra ter uma hortinha, bem completa… pegar temperos fresquinhos e jogar na panela não tem preço.
    bjo!
    (qdo for visitar meu amigo gui que agora mora em sp, vou tentar te encontrar tb. até falamos de vc um dia, na última passada dele aqui. mundo pequeno!)

  2. Livia C. 25 de abril de 2010 at 20:15

    que bom que gostou, lys :)
    tenta fazer a horta, acho mesmo que faz muita diferença na comida o temperinho fresco.

    e sim, venha a sp e combinamos de nos encontrar.
    beijos! :)